Como reter e atrair talendos na sua STARTUP através do VESTING
- Pierotti Advogados
- 25 de nov. de 2022
- 1 min de leitura

Reter e atrair colaboradores talentosos e estratégicos são um dos grandes desafios das startups, sendo o vesting uma alternativa para atingir esse objetivo.
Na impossibilidade de pagar altos salários para bons profissionais, ou motivar a equipe, se faz a opção de tornar o colaborar em um sócio.
O vesting funciona como uma forma de atrair e manter bons funcionários em um momento crucial da startup (geralmente antes do aporte de bons investimentos), visto que o colaborador terá a expectativa de, futuramente, adquirir as ações ou quotas da sociedade, de maneira gradual
Durante o contrato, o “futuro sócio” passará a ter o direito de entrar na sociedade após atingir metas ou prazos pré-estabelecidos.
Dentre os fatores que devem ser levados em consideração, estão: o aspecto fiscal da operação; o emocional dos sócios e colaboradores; o aspecto legal e o financeiro.
🎯 Para facilitar segue um exemplo: Uma startup encontra uma pessoa com habilidades diferenciadas, as quais beneficiariam a empresa de maneira significativa.
Por não ter recursos, essa startup decide oferecer 0,5% participação societária da empresa para esse colaborador, visando mantê-lo na equipe.
Esse profissional só terá acesso a esse capital quando tiver permanecido na empresa por um tempo determinado e/ou após realizar uma tarefa específica (como, por exemplo, desenvolver certo software) dependendo da modalidade e estrutura do contrato.
Viu como é fácil? 😉
Por fim, um dos pontos de maior atenção para quem utiliza essa forma de contratação é: ter um bom acordo de sócios, garantindo o controle da empresa aos sócios administradores.
Comments